Arquiteto designer interiores x Decoradores
O arquiteto durante sua formação aborda temas com, história da arte e da arquitetura e do urbanismo, representação gráfica, informática, resistência dos materiais, construção, planejamento urbano, projeto de edificações, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, entre outros.
A formação em diversas extensões de um arquiteto oferece um bom fundamento artístico e uma visão ampla dos espaços. Os arquitetos estão aptos para executar um projeto de proporção urbana, projetos de grande porte ou como o interior de uma residência. Podemos dividir três tendências profissionais:
Primeiro os que se dedicam à decoração de interiores, segundo os arquitetos de edificações, projetistas ou executores, e a terceira são os arquitetos que adquiriram formação em urbanismo e podem planejar regiões e bairros.
Enquanto os decoradores são profissionais com conhecimento direcionado à elementos decorativos como o de cortinas, objetos, mobiliários, iluminação e outros aspectos específicos que envolvem o interior de um ambiente, porém na teoria não podem fazer qualquer tipo de reforma que necessite alteração da composição de paredes, fiações, estruturas, etc.
O designer de interiores, além do trabalho do decorador que é sequente do projeto tem a missão de elaborar o espaço, obedecendo as normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica e concretiza-las através de projetos específicos.
A restauração do ambiente através da releitura do layout, da ampliação ou redução de ambientes, de repercussão cênica e inserções de tendências e novidades técnicas do mercado.