17
abr

Arquitetura Sustentável

Cada período apresenta uma característica especifica na arquitetura. A Tecnologia possui cada vez mais produtos evoluídos e irão revolucionar o modo que se projeta, devido a isso, a cada ano manifesta-se algo novo.

Os projetos em realidade aumentada virtualmente, e mecanismos de inteligência artificial como drones por exemplo, impressoras em 3D e diversas tecnologias caminham modificando tudo no mundo, e com a aplicação na construção não é diferente.

É importante que a matéria prima empregada na realização das obras seja elaborada de forma que preserve o meio ambiente. Tudo é mais aperfeiçoado, e planejado também de maneira mais sustentável. Os artefatos de construção apresentam-se mais ecológicos.

Encontra-se mercadorias que são produzidas utilizando resquícios, como o cimento preparado com resíduos industriais. Sempre que possível opte por estes produtos. Escolha por acabamentos na fase do projeto de interiores que priorize a praticidade na limpeza, economizando água e produto para sua higienização.

Escolha o local da obra de modo que se otimize o máximo dos recursos naturais, como aproveitamento da luz e ventilação. Esta escolha levará a uma economia na manutenção da edificação, e reduz impactos ambientais provocados pelo uso da energia elétrica. Optar pela energia solar também é uma excelente alternativa, convertendo luz em energia elétrica, fazendo o seu consumo mais sustentável.

Outra forma de aliar economia e sustentabilidade em sua edificação, é o reuso da água, usando alternativas que captem a água da chuva por exemplo, servindo para outras atividades como rega de jardins.

Um projeto contemporâneo e sustentável não abre mão da tecnologia, é totalmente válido agregar bons negócios e proteção do planeta. Você irá usufruir a diferença em sua casa e a natureza agradece!