12
jul

Design Brasileiro

Design brasileiro

O mobiliário brasileiro é reconhecido internacionalmente através de sus renomados designers. Recentemente Balneário Camboriú ganhou a Autoria Design, um novo espaço onde são expostas e vendidas, por meio de uma criteriosa curadoria alguns dos mais premiados designers do país, entre eles:

Aristeu Pires
Reconhecido como um dos grandes nomes do design brasileiro, Aristeu Pires construiu ao longo de 15 anos uma reputação forte no mercado nacional. Seus móveis estão nas principais lojas de decoração do país e em projetos dos mais importantes escritórios de arquitetura, tanto residenciais quanto corporativos.
A marca registrada do trabalho de Aristeu Pires é o design contemporâneo, com traços simples, mas que chama a atenção pela beleza harmoniosa das linhas, quase sempre, delicadamente sinuosas. Práticas, confortáveis e funcionais, suas peças de mobiliário são o retrato do bem-estar. Ele ousa com a pertinência de quem sabe que vai surpreender, e não abre mão do acabamento primoroso, do conforto absoluto e da ergonomia – itens que considera essenciais para o sucesso de um projeto.

Mas o design entrou na sua vida por acaso. O baiano de nascimento, carioca por adoção – ele morou por muito tempo no Rio de Janeiro -, durante 25 anos atuou na área da computação. E foi justamente essa ciência exata que o levou à Serra Gaúcha, onde montaria um escritório. Por falta de mobiliário que o encantasse, resolveu ele mesmo criar as peças que queria e, a partir daí, perceber que estava na hora de trocar de ramo.
Deixou o antigo emprego, mudou para Canela, se descobriu e se encontrou como designer e montou a marcenaria onde produz suas obras para hoje abastecer mais de 40 pontos de vendas pelo Brasil. Dessa oficina saem também peças premiadas. A mais famosa delas é a poltrona Gisele, 1º lugar da categoria Mobiliário, do Prêmio Design MCB – Museu da Casa Brasileira.

Domingos Tótora
Nascido e criado em Maria da Fé, cidade mineira na serra da Mantiqueira. Estudou em São Paulo e, de volta à sua aldeia, elege o papelão como matéria prima para seu trabalho, que transita entre a arte e o design. Além de raízes e laços afetivos, em seu habitat de expressão e experimentação encontra-se sua principal fonte de inspiração: a natureza. À partir da reciclagem do papelão, o artista cria objetos e esculturas onde a beleza é inseparável da função. Concede status de arte a peças simples do cotidiano.

Arthur Casas
O arquiteto Arthur Casas é considerado um dos ícones da arquitetura nacional e internacional. Suas obras ganharam destaque de São Paulo a Tóquio, passando por Paris e Nova York.
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie de São Paulo, Arthur Casas trabalha com projetos de arquitetura e interiores, utilizando formas limpas e harmônicas. Ele considera São Paulo rica em informações e um cenário perfeito para a experimentação.

Carlos Motta
Arquiteto e designer, estudou na Universidade de Buenos Aires e na Escola de Desenho Industrial de Paris. Há alguns anos no Brasil, seus produtos têm presença confirmada nas melhores empresas do ramo moveleiro. O conceito do seu desenho reside no equilibrado eixo ciência-arte-economia.

Inês Schertel
Arquiteta e designer, Inês descobriu a técnica milenar de feltragem com artesãos no Quirguistão. De volta ao Brasil, morando em uma casa em meio ao verde em São Francisco de Paula, cidade do Rio Grande do Sul, ela colhe quase diariamente folhas e plantas para dar cor à lã que tira de suas 300 ovelhas, em um processo totalmente artesanal e solitário. Adepta

Pedro Petry
Atua como designer de mobiliário e objetos de madeira há mais de 30 anos. Seu trabalho se destaca por incorporar fendas, falhas, rachaduras e buracos, tirando partido destes detalhes, que geralmente são considerados defeitos, embelezando e dando personalidade às suas criações. Devido a isto, seu trabalho é guiado pelos princípios da sustentabilidade, sendo um dos precursores na área de design na pesquisa e utilização da madeira com esta linguagem.

Ronald Sasson
Nasceu em Curitiba em 1967. Desde a adolescência já se relacionava com o design, na elaboração de objetos experimentais. Aos 18 anos mudou-se para Paris, onde teve contato com as galerias de arte conceituais e neo-experimentais. Após um ano em Paris, completamente imerso no mercado de artes plásticas, mudou-se para Israel, onde coletou mais informações. Já no Brasil, trabalhou como artista plástico por mais de 7 anos, adquirindo o status de ser selecionado para vários salões de arte. Já nessa época ele começou a mergulhar no mundo do design de uma maneira autodidata; ele sempre buscou uma característica que fundisse sua base artística autoral com as possibilidades industriais e de replicação. Já obteve mais de 26 prêmios internacionais.

Sérgio Rodrigues
Figura iluminada de personalidade marcante, Sérgio Rodrigues soube transformar suas inquietações numa obra coerente e reveladora da cultura brasileira. Ele é, sem dúvida alguma, uma das mais admiráveis expressões do design em nosso país.

Filial Itajaí / Autoria Design
Endereço: Rua Donato Pereira 55, Fazenda

Galeria